PRESIDENTE DA UNITA TRABALHA NA ALEMANHA
Nota de Imprensa
No prosseguimento da sua agenda internacional, o Presidente da UNITA, senhor Isaías Henrique Gola Samakuva, acompanhado pelo Secretário dos Assuntos Internacionais e pelo Representante da UNITA na República Federal Alemã, encontrou-se em Berlim, na segunda feira, 1 de Agosto de 2016, com os senhores Priess e Kruger, membros da Direcção da Fundação Konrad Adenauer. O encontro decorreu na sede desta organização e permitiu passar em revista os laços de cooperação entre a UNITA e esta Fundação, bem como perspectivar novas iniciativas entre as duas organizações.
Em seguida, a comitiva do Presidente Samakuva foi recebida, no Ministério Alemão para o Desenvolvimento e Cooperação Económica, pelo Director para a Africa Subsariana, senhor Oswald acompanhado pela senhora Reiplinger, que responde por Angola e Moçambique, nessa instituição.
Durante o encontro, o Presidente Samakuva apresentou o ponto de vista da UNITA sobre a situação geral do país, bem como os grandes desafios políticos que o Partido que dirige tem à sua frente, como por exemplo as questões eleitorais.
No mesmo dia, no período da tarde, o Presidente Samakuva e a sua delegação visitaram o renomado Instituto europeu de Medicina Tropical da Universidade de Charité, em Berlim. Foram recebidos pelo professor Dr. Mockenhaupt, Vice Director do Instituto e do Centro de Investigação e pelo professor Dr. Richter, ambos médicos do Instituto. Durante o encontro, o Presidente da UNITA partilhou as suas preocupações em relação a patologias que, como a febre amarela e a malária têm vitimado milhares de angolanos. Reconhecendo o esforço dos médicos angolanos para combater este surto epidémico, os dois anfitriões da delegação da UNITA fizeram importantes esclarecimentos aos visitantes, sobretudo no que toca à necessidade de adopção de medidas preventivas efectivas como melhor forma de se combater a febre amarela e outras doenças tropicais. Os médicos alemães também manifestaram as suas preocupações sobre eventuais riscos da propagação, em Angola, do vírus do “zika “ que já afeta alguns países africanos dos PALOPS. Terminado o encontro, a comitiva do Presidente da UNITA foi agraciada com a visita aos laboratórios de análise de doenças tropicais do Instituto.
A agenda do dia terminou com a visita do Presidente da UNITA e sua comitiva à Associação Comercial Alemanha/Africa, onde manteve encontro com o Embaixador Hartmut, membro da Direcção dessa Associação, acompanhado pela senhora Khadi Camara, responsável por Angola e Moçambique na referida Associação. Durante o encontro, o Presidente da UNITA falou da perspepctiva da UNITA sobre investimentos e comércio no âmbito das relações económicas entre Angola e a República Federal Alemã.
Durante o dia de hoje estão previstos vários encontros com instituições públicas e privadas. O programa vai terminar com um encontro, ao fim do dia, com a imprensa local e internacional.
Berlim, 2 de Agosto de 2016
João Kanda Bernardo
Representante da UNITA na República Federal Alemã
0 comentários